O Ballet de Repertório

Olá, CBLovers, como vocês estão? Muitos de nós sabemos que o Ballet surgiu no séc. XV, mas o Ballet de Repertório só apareceu muito depois, no séc. XIX, com o coreógrafo Jean George Noverre.

Sua criação foi uma revolução para os espetáculos da época que possuíam poesia e teatro e a partir deste momento haviam sido condensados somente em dança e pantomimas. Noverre o nomeou, em francês, como Ballet d’Action que seria uma apresentação com uma história, dividida em atos ou cenas, assim gerando uma ordem cronológica dos fatos.

Junto a essas inovações foi também necessário para completar o Ballet de Repertorio o desenvolvimento de cenários e figurinos, que nos indicariam época, personagem, classe e inúmero outros fatores de importância para a história.

O primeiro Ballet de Repertório que conhecemos é “La Fille Mal Gardée”, que teve sua estreia em 1979, era tão inovador que ainda não se tinham o costume de utilizar orquestras, então muitas de suas músicas eram cantigas já existentes.

Lago dos Cisnes

E assim foram os primeiros passos que deram origem as peças que são representadas até hoje com grande importância para o mundo clássico, como: “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra Nozes”, “Don Quixote”, entre outros.

É isso, CBLovers, espero que tenham gostado, beijinhos e até a próxima.

Deixe um comentário