História do Balé

O Balé é um dos estilos de dança mais conhecido e praticado do mundo, e, para nós, é foco principal na nossa escola, métodos e loja. Por isso hoje vamos contar para vocês como surgiu essa arte maravilhosa e tão representativa em nossas vidas.

Tudo começa há mais de 500 anos, na Itália, onde temos o nosso primeiro balé registrado, em 1459, no casamento do Duque de Milão. Naquela época não haviam apresentações como vemos hoje, as danças representavam os pratos que seriam servidos no banquete.

Em 1533 chegamos ao momento que o Balé deixa de ser só da corte italiana e chega a França com o casamento de Catherine de’Medici e o  futuro rei Henri II. Então o Balé começa ganhar força, inclusive se tornando arma politica usado para transmitir mensagens e reafirmar o poder da Monarquia.

Catherine de’Medici e Henri II

A, agora, Rainha Catherine organiza o mais famoso Balé dos reis no casamento de sua irmã o “Ballet Comique de la Reine”, em 1581, como 6h de duração.

Mas é somente 100 anos depois que o Balé realmente se torna famoso pelo mundo, no reinado de Luis XIV, que aos seus 12 anos dança o seu primeiro balé.

Luis XIV

Sua paixão pelo  Balé era tão grande que ele cria a primeira escola a “Academia Real de Dança” que mais tarde vem a se tornar o Opera de Paris. O Rei Luis XIV também usa o Balé como arma politica e no “Ballet de la Nuit” ele afirma seu poder absoluto como o personagem Rei Sol, ficando conhecido pela população desta forma.

A parti deste momento o Balé cria a forma e a estrutura, se espalhando pelo mundo, desenvolvendo métodos e simbologias, se tornam a potencia que vemos hoje.

Essas informações vocês podem encontrar nos livros “Balé: uma introdução para crianças” e “Ballet The Definitive Illustrated Story”. Espero que vocês tenham gosta e continuem por aqui acompanham mais curiosidades sobre nós e o Balé.

Deixe um comentário