Os 7 Métodos de Ballet

Olá CBLovers, como vocês estão? Vamos conversar sobre algo um pouco diferente? Já contamos por aqui a história do ballet e das roupas usadas em aula e no palco, também conversamos sobre algumas personalidades marcantes dessa arte que amamos, mas que tal hoje falarmos um pouco sobre as metodologias?

Muitas pessoas dentro do mundo da arte clássica não sabem que existem mais de um ou dois métodos de ensino, então vamos conhecer sobre as características principais de cada um dos 7 métodos de ballet.

MÉTODO FRANCÊS ou ÉCOLE FRANÇAISE: foi o primeiro a ser criado, por isso a grande maioria dos nomes dos passos do ballet são em Francês. É caracterizado por movimentos leves, muito alongados e sequencias de velocidade.

MÉTODO ITALIANO ou CECCHETTI: foi elaborado por Enrico Cecchetti, possui mais de 40 adágios, valoriza os bailarinos em saltos e baterias, e foi o primeiro método que conseguiu fazer com que uma bailarina girasse inúmeros giros em um único movimento.

MÉTODO RUSSO ou VAGANOVA: o queridinho do Corpo de Ballet, pois é utilizado em nossa escola, foi desenvolvido por Agrippina Vaganova, baseado na força e suavidade dos braços do método francês, e nos saltos e giros do método italiano.

MÉTODO DINAMARQUÊS ou BOURNONVILLE: como o método russo, mescla a técnica francesa e italiana, com foco na musicalidade e um intensivo trabalho de pés para grandes saltos.

MÉTODO INGLÊS ou ROYAL: criado por professores da Grã-Bretanha, inspirado no método Francês, Russo e Italiano. Formado por exercícios simples e com muita repetição, sua base de força são os braços para equilíbrio e sustentação.

MÉTODO AMERICANO: este método foi criado por George Balanchine, nele que foram estabelecidos os padrões corporais excessivos que são seguidos até hoje, trás um conceito moderno de ballet clássico, os movimentos devem ser pensados no momento.

MÉTODO CUBANO: foi desenvolvido por um influencia russa e principalmente pela bailarina Alice Alonso, para muitos é a técnica mais indicada, pois apresenta uma expressão latina muito forte, além de ser uma aula extremamente rápida e técnica.

É isso CBLovers, espero que vocês tenham gostado, qual desses métodos vocês já conheciam? Contem para gente, beijinho e até a próxima.

Deixe um comentário